Cônjuge vs Cônjuge

Continue explorando
														

Quem é o artista e quem é o golpista? O caso do casal cuja autoria das pinturas foi decida pelos Tribunais.
Pior que ter seu quadro roubado, como falamos no post anterior, é ter a autoria dos seus quadros subtraída (!) e pior, pelo seu próprio marido. Foi isso que aconteceu no início dos anos 60 com Margaret Keane, hoje com 93 anos.
Tendo casado com Walter Keane, um corretor de imóveis e pintor frustrado, Margaret, até então desconhecida no mundo das artes, é surpreendida quando seu marido começa a vender diversos dos seus quadros. Só que havia um detalhe, Walter dizia que havia pintado os quadros e os assinava com seu nome! Ao descobrir o ardil Margaret se vê refém da situação, e sob ameaça psicológica, se vê forçada a compactuar com o ardil.
As vendas aumentam e Walter começa a realizar exposições com os quadros de Margaret, ao ponto de se tornar um dos artistas americanos mais famosos do início dos anos 60, reconhecido pelo próprio Andy Warhol. No auge da fama Margaret pintava cerca de 16hs por dia. Após quase 10 anos de violência psicológica, Margaret finalmente revela a verdade e rompe com Walter, o qual nega a acusação. Em 1986 tem início o litígio judicial pela autoria das obras e indenização pelos danos sofridos.
Saiba como o litígio foi julgado no próximo post! Mas cuidado, a história de Margaret Keane rendeu o excelente filme Big Eyes, dirigido pelo genial Tim Burton, com Amy Adams e o excelente Christoph Waltz! Então cuidado com o spoiler!
Mas como provar a autoria de quadros pintados há mais de uma década, sem que haja uma prova testemunhal, pericial ou documental sobre o alegado?
Só há uma forma-hoje uma ata notarial resolveria esse problema e um tabelião poderia filmar Keane pintando um quadro e narrar o fato-através de uma inspeção pessoal realizada pelo próprio juiz, o que de fato foi determinado, tendo sido ambos compelidos a pintar, no mesmo dia e horário, perante o Tribunal, um quadro retratando as meninas com “big eyes”. Só assim seria possível decidir quem era o verdadeiro autor das obras.
No dia marcado, ambos compareceram à corte de Justiça, porém, Walter alegou dores no ombro e se disse impossibilitado de pintar. Margaret, por sua vez, pintou o quadro na frente do juiz (curiosidade: esse meio de prova, fazer com que um pintor demonstre seu talento na frente do juiz, já foi utilizado no passado em outro famoso caso que iremos comentar!) em 53 minutos. No fim, a sentença reconheceu que Margaret era a verdadeira autora de todas as obras assinadas por Walter, fazendo jus ao reconhecimento moral das obras e à indenização na época de $4 milhões de dólares. A corte superior reformou a decisão para indeferir a indenização material e manteve apenas o direito à autoria.
Margaret, como uma autêntica artista, disse não se importar com o aspecto financeiro, apenas com o reconhecimento moral à sua obra!
A pintora hoje está com 93 anos e seus quadros podem ser vistos e comprados (um de seus quadros foi leiloado em 2018 por $120 mil dólares) em sua galeria em São Francisco, Ca. Segue o endereço: 349 Geary Street. https://www.keane-eyes.com








Outras obras de Klimt

Descrição da imagem
Descrição da imagem
Descrição da imagem
Descrição da imagem
Descrição da imagem
Descrição da imagem

Contato

Entre em contato conosco e teremos o prazer em ajudá-lo.



    whatsapp