Testamento Vital

Instrumento que permite ao paciente, antecipadamente, expressar sua vontade quanto às diretrizes de um tratamento médico futuro, caso fique impossibilitado de manifestar sua vontade em virtude de acidente ou doença grave.

Continue explorando

Dúvidas? Fale conosco

Teremos o maior prazer em atendê-lo(a).

    Compartilhe este post

    o que é?

    DAV (Diretivas Antecipadas de Vontade), também conhecida como “testamento vital”, é um instrumento que permite ao paciente, antecipadamente, expressar sua vontade quanto às diretrizes de um tratamento médico futuro, caso fique impossibilitado de manifestar sua vontade em virtude de acidente ou doença grave. Por exemplo, por esse documento é possível determinar que a pessoa não deseja se submeter a tratamento para prolongamento da vida de modo artificial, às custas de sofrimento, ou ainda, deixar claro que se recusa a receber transfusão de sangue em caso de acidente ou cirurgia. Na verdade, não se trata de testamento, mas de escritura pública de declaração porque o testamento somente produz efeito após a morte do testador.

    Fundamento Legal: RESOLUÇÃO CFM nº 1.995/2012 https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/2012/1995 do Conselho Federal de Medicina estabeleceu as regras para a elaboração do chamado Testamento Vital.

    whatsapp