Capítulo 1. Quando um Testamento salva a Arte do Nazismo

Continue explorando
														

O primeiro post é em homenagem ao meu xará Gustav Klimt, um dos meus artistas favoritos e principais nomes do movimento simbolista.
Por que Klimt? Porque um dos casos jurídicos mais emblemáticos envolveu uma de suas obras mais famosas, a qual hoje se encontra, após uma longa briga judicial, tendo por pano de fundo dois testamentos, em NY na Neue Galerie.
Em resumo, o caso jurídico envolveu a obra Portrait of Adele Bloch-Bauer I – também conhecida como The Woman in Gold, pintada pelo austríaco em 1907. O quadro foi uma encomenda feita por Ferdinand Bloch, um banqueiro judeu e retrata sua esposa Adele. Durante a segunda guerra mundial (vamos falar em outros posts sobre outros casos envolvendo guerra e obras de arte, incluindo um famoso quadro no Louvre que dizem ter sido roubado pelos nazistas e ter uma suastica carimbada no verso.) o quadro foi roubado e posteriormente findou na galeria Belvedere em Vienna-Austria, entregue pelo advogado do governo austríaco, supostamente em cumprimento ao testamento de Adele, que teria deixado o quadro para a citada galeria.
Ocorre que Ferdinand, morto em 1946, também fez um testamento no qual deixava todo seu patrimônio e obras de arte para um sobrinho e duas sobrinhas.
Em 1998 um repórter investigativo apura que a Galeria Belvedere possuía diversos quadros que teriam pertencido a judeus. A notícia chega até uma sobrinha de Ferdinand, a qual contrata um advogado nos EUA. Inicia-se um litígio judicial que perduraria por 07 anos, discutindo-se qual a justiça competente e quem seria o legítimo titular da obra, uma das principais da chamada fase de ouro de Gustav Klimt. A briga chega até o STF americano e ao final é decida por uma corte arbitral em Vienna, que decide que a obra deveria ser entregue à sobrinha de Ferdinand.
Levada a leilão a obra é arrematada pelo bilionário Ronald Lauder por $135 milhões de dólares, sendo então doada à Galeria Neue em Nova Iorque, onde se encontra exposta à visitação do público, para alegria de todos nós.
E assim um testamento fez justiça e salvou a arte do nazismo!
Então, se estiver por NY vale a pena visitar a Neue Gallery e conhecer pessoalmente essa obra história. A galeria fica no seguinte endereço: 1048 5th Avenue and 86th Street, Manhattan.

Outras obras de Klimt

Descrição da imagem
Descrição da imagem
Descrição da imagem
Descrição da imagem
Descrição da imagem
Descrição da imagem

Contato

Entre em contato conosco e teremos o prazer em ajudá-lo.



    whatsapp