Notícias

Atualizações regulares para mantê-lo informado sobre o mundo notarial

Continue explorando

O CENAD e a desmaterialização de documentos – mais segurança e agilidade para o cidadão

Com o CENAD e a desmaterialização de documentos, os processos nos cartórios de notas se tornam mais ágeis, seguros e econômicos. Isso significa que os usuários podem realizar suas transações de forma mais rápida, e com eficiência, sem a necessidade de deslocamentos desnecessários e com a garantia de que seus documentos estão protegidos contra fraudes.

Por conta da tecnologia estar cada vez mais presente em nossas vidas, a verificação da legalidade e da validade de documentos para garantir a segurança e a tranquilidade das operações vem ganhando espaço cada vez maior.

O que é o CENAD?

O CENAD (Centro Nacional de Análise de Documentos) é um serviço do Ministério da Justiça do Brasil, cujo objetivo é verificar a autenticidade de documentos, como certidões, diplomas e títulos emitidos por órgãos públicos. Sendo, então, responsável por emitir uma certidão de autenticidade, comprovando que o documento passou pelo processo de verificação e está apto para ser utilizado. Isso garante maior segurança e tranquilidade para o cidadão, pois é uma garantia de que o documento é verdadeiro e não foi falsificado.

Desmaterialização de Documentos

Já a desmaterialização de documentos, é o processo pelo qual os documentos físicos são convertidos em documentos digitais. Isso inclui a digitalização dos mesmos, validação de sua autenticidade, indexação dos dados e armazenamento em um sistema eletrônico seguro.

Com o CENAD, esses documentos digitais passam a ter a mesma validade jurídica dos documentos físicos, e podem ser utilizados em processos judiciais, negociações comerciais e outras transações.

Quais os benefícios?

Além de garantir a segurança, a desmaterialização de documentos também traz uma série de benefícios para os cartórios de notas e para os usuários. Entre eles, podemos citar:

  • Maior agilidade nos processos: com a eliminação da necessidade de envio de documentos físicos, os processos se tornam mais rápidos e eficientes.
  • Redução de custos: com a eliminação da necessidade de impressão e envio de documentos, os custos com papel, impressão e envio são reduzidos.
  • Maior segurança: com a utilização de assinaturas e certificados digitais, os documentos ficam mais seguros e menos suscetíveis a fraudes e alterações.

A desmaterialização de documentos e o uso do CENAD são regulamentados pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), que é responsável por garantir a segurança e a confiabilidade dos documentos eletrônicos.

Garanta a autenticidade e a integridade dos seus documentos. Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades.

Artigos e Notícias

Fique por dentro das últimas notícias e atualizações do mundo notarial.

Artigo - 2 minutos de leitura

Separação de bens em casamento de pessoas acima de 70 anos não é obrigatória, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta quinta-feira (1°), que o regime obrigatório de separação de bens nos casamentos e...

Artigo - 2 minutos de leitura

No Exterior? Situações nas quais você pode precisar do Apostilamento de Haia

Em um mundo cada vez mais globalizado, a validade de documentos em diferentes países é essencial. Se você já considerou...

Contato

Entre em contato conosco e teremos o prazer em ajudá-lo.



    whatsapp