Notícias

Atualizações regulares para mantê-lo informado sobre o mundo notarial

Continue explorando

Divórcio on-line aumenta no Brasil

Segundo o levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNB), o número de casais que se separaram por vias extrajudiciais em 2021 aumentou em relação ao ano anterior. Isso significa que cada vez mais brasileiros estão optando por realizar o divórcio de forma on-line.

 

Apesar de ser cada vez mais comum, esse tipo de divórcio ainda tem muitas dúvidas e mitos associados. Por isso, é importante que você saiba o que é o divórcio on-line, quais são os seus benefícios e como ele funciona.

 

O divórcio online precisa ser amigável

 

O divórcio on-line é uma alternativa cada vez mais utilizada para que o casal possa se separar sem ter que se deslocar até um cartório. Os pré-requisitos são os mesmos do divórcio extrajudicial, ou seja, aquele que é realizado diretamente no cartório.

 

Para realizar o divórcio on-line é necessário que os cônjuges estejam de acordo quanto à dissolução do casamento e a partilha dos bens, além disso, é importante que os cônjuges estejam munidos de documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência.

 

Mesmo que tudo esteja resolvido entre os cônjuges, há algumas exceções sobre a possibilidade do divórcio on-line. Casais que têm filhos menores ou que a esposa esteja grávida (exceto diante de normas estaduais) não podem se separar pela internet.

 

Vantagens do divórcio on-line

 

A principal vantagem é a rapidez com que o divórcio é finalizado. Enquanto o divórcio consensual tradicional leva até seis meses para ser finalizado, o procedimento pela internet é concluído em, no máximo, 48 horas. 

 

E como não há necessidade de se deslocar até um cartório, nem de contratar um advogado, tudo pode ser resolvido de forma rápida e prática. Além disso, os custos são bem mais baixos que os cobrados nos divórcios convencionais.

 

Outra vantagem do divórcio on-line é a privacidade. Todas as informações são mantidas em sigilo, garantindo que ninguém saiba o que está acontecendo. Isso é especialmente importante para as pessoas que estão passando por esse momento difícil.

 

Certificado digital para divórcio on-line

 

O certificado digital é um documento de identificação que garante a segurança dos procedimentos on-line. Ele sempre aparece para dar segurança a procedimentos mais delicados, como o divórcio. Assim, você terá a certeza de que tudo será feito de forma segura e confiável. Para o divórcio, essas pessoas podem emiti-lo gratuitamente.

 

Além do certificado digital, são solicitados os seguintes documentos para a oficialização da separação online:

 

▪ RG e CPF;

 

▪ Certidão de casamento;

 

▪ Comprovante de residência;

 

▪ Pacto antenupcial (caso exista);

 

▪ Documentos de bens a serem partilhados, se existirem;

 

▪ Plano de partilha.

 

O divórcio on-line é uma forma rápida e eficiente de se separar. Os cônjuges não precisam se deslocar até um cartório e podem resolver todas as questões relativas à dissolução do casamento de forma rápida e sem burocracia.

 

E se você está pensando em se divorciar, saiba que o divórcio online é uma alternativa viável. Conte com o 8º Ofício de Notas e tenha toda assistência necessária para realizar esse processo de forma rápida, fácil e segura.

Artigos e Notícias

Fique por dentro das últimas notícias e atualizações do mundo notarial.

Artigo - 2 minutos de leitura

Separação de bens em casamento de pessoas acima de 70 anos não é obrigatória, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu, nesta quinta-feira (1°), que o regime obrigatório de separação de bens nos casamentos e...

Artigo - 2 minutos de leitura

No Exterior? Situações nas quais você pode precisar do Apostilamento de Haia

Em um mundo cada vez mais globalizado, a validade de documentos em diferentes países é essencial. Se você já considerou...

Contato

Entre em contato conosco e teremos o prazer em ajudá-lo.



    whatsapp