A Procuração Eletrônica possui os mesmos efeitos legais da física. Ela é o instrumento adequado para ser entregue a uma pessoa de confiança que poderá lhe representar em uma ou mais situações.
Vale ressaltar que no caso da Procuração Eletrônica, também é permitido ao terceiro realizar transações virtuais, ou seja, mais uma vez a tecnologia vem se provando grande aliada na otimização de tempo e recursos!
Diversas situações podem ser beneficiadas com a Procuração Eletrônica, razão pela qual, separamos 5 tipos para que você ilustrar o assunto, de forma a auxiliá-lo no entendimento do assunto. Boa leitura!
Internet Banking
A Procuração Eletrônica para resolver questões de Internet Banking é bastante útil para quem mora fora ou está sem tempo. Através dela, a pessoa responsável terá acesso ao banco on-line e poderá realizar transferências, pagamentos e demais transações bancárias.
Locação de Imóveis
Você deseja alugar o seu imóvel, mas sem precisar ir ao Cartório reconhecer firma da procuração tradicional? Então, a Procuração Eletrônica pode te ajudar nesse caso.
A sua assinatura será digital, através do Certificado Digital. Dessa forma, será possível formalizar a locação sem sair de casa, inclusive, até o contrato poderá ser assinado digitalmente, dispensando o deslocamento das partes para assinatura presencial.
Situações com a Receita Federal do Brasil (RFB)
Com a Procuração Eletrônica, o representante legal pode resolver diversas questões disponíveis no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Tais como:
– Emitir cópia de declaração;
– Comprovantes de arrecadação;
– Parcelamento de débitos;
– Retificação de documentos de arrecadação — Redarf Net;
– Situação fiscal do contribuinte;
– Consulta de certidões negativas, IRPF e IRPJ;
– Entrega de declarações via Receitanet.
Compra e venda de imóveis ou automóveis
A Procuração Eletrônica também é muito utilizada em situações de compra e venda. Nesse sentido, ela é perfeita para os casos de parentes distantes, que não podem acompanhar de perto a transação. A emissão é bem simples, podendo também ser utilizada para realizar a doação desses bens.
Realização de Inventário
Situações como Inventário são bastante burocráticas, exigindo tempo e dedicação nesse assunto. Então, quando um dos inventariantes não possui disponibilidade, a Procuração Eletrônica pode ajudá-lo dando esse poder a um representante legal.
Essa pessoa poderá acompanhar de perto o Inventário, assinando documentos quando necessário e tomando decisões.
Conclusão
Definitivamente, a Procuração Eletrônica foi um grande acerto tecnológico para a vida dos brasileiros. Nesse sentido, entre os seus imensos benefícios estão:
– Otimização de tempo;
– Extrema segurança digital;
– Redução de custos operacionais;
– Centralização de informações;
– Sem necessidade de deslocamentos.
Vale ressaltar que para emitir uma Procuração Eletrônica, é necessário obter o Certificado Digital. Através dele, o representante legal poderá assinar documentos quando necessário.
Então, se você deseja obter a sua Procuração, entre em contato com o 8º Ofício de Notas. O seu atendimento será totalmente on-line, garantindo o documento em poucos dias.